ESPORTE: PRIORIDADE!

A gente já começa a semana irritado!

_____________________________________

Falta de cloro impede uso de piscina do CEAR

Mau cheiro e água turva e esverdeada impossibilitam treino de atletas de triatlo da cidade de Campinas

Quando se fala em centro de treinamento de alto rendimento, as melhores condições para os atletas são esperadas. Mas não é isso que se constata no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear), em Campinas. Além de boa parte do projeto não ter sido executada, a infraestrutura construída não recebe manutenção adequada. A piscina olímpica usada pelos atletas de triatlo da cidade e da Associação de Pais e Amigos da Natação de Campinas (Apanc) está imprópria para treinos por falta de cloro. A água está verde, turva e com mau cheiro.

Há dois meses, a Secretaria Municipal de Esportes não envia o produto para o tratamento da água. Até o início desta semana, os atletas ainda enfrentaram as más condições, contudo, as dores de garganta, irritação nos olhos e a falta de visibilidade para as viradas na borda impossibilitaram a sequência das atividades na piscina olímpica.

Para não interromper a preparação, os nadadores têm usado a piscina semiolímpica, cuja água ainda apresenta condições, já que tem um menor volume e não é aquecida. Solução pela metade, já que o frio tem sido o grande inimigo dos atletas. A falta de aquecimento na piscina de 25m é falha do projeto inicial.

O secretário municipal de esportes, Oldemar Elias, o Prof. Campos, foi procurado, nesta sexta-feira (07/06), por intermédio da assessoria de imprensa para se posicionar sobre o problema, mas não retornou às ligações da reportagem.

PROBLEMAS

O parque aquático do Cear tem outro problema antigo. A piscina de saltos ornamentais, inaugurada em setembro de 2008, nunca foi utilizada por erro na construção das plataformas.

E o ginásio poliesportivo, projetado para ter capacidade de 5 mil pessoas, está com as obras paradas. Em abril de 2011, iniciou-se a construção das fundações do ginásio, mas em julho do mesmo ano, por conta de erros de projeto, a construção foi paralisada. Desde então, nada acontece no local. O secretário de esporte anunciou que nova licitação para a obra será feita para a retomada da construção, mas, por enquanto, sem data prevista.

O alojamento para atletas também está previsto no projeto do Cear. Por enquanto, apenas alguns atletas da Orcampi, que usa a pista de atletismo, estão alojados no local. Isto porque a equipe reformou algumas casas para recebê-los. Em dezembro passado, a Orcampi firmou um acordo com a Secretaria de Esportes para a execução destas melhorias e obteve permissão para alojar um grupo reduzido de atletas.

About Eduardo Fischer

Eduardo Fischer é catarinense e natural de Joinville. Ex-Atleta Olímpico de natação da seleção brasileira e medalha de bronze no Mundial de Moscou, Fischer defendeu o país em dois Jogos Olímpicos (Sydney/2000 e Atenas/2004), 6 Campeonatos Mundiais e 1 Pan-Americano (Prata e Bronze). Bacharel em Direito e Advogado pela OAB/SC, Eduardo é especialista em Direito Empresarial pela PUC/PR e em Direito Tributário pela LFG/SP. Atualmente aposentado das piscinas, trabalha com Consultoria Tributária em um respeitado escritório de Advocacia (CMMR Advogados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *